Mecânica

PROJETOS

PROJETOS PARA INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO (NBR 14401-01 E 14401-02);

Nossa equipe de profissionais acompanha todo o projeto de climatização desde a concepção arquitetônica da edificação, atuando como integrante das equipes de projetos de estrutura, hidráulica, elétrica, entre outras. Dessa forma, garantimos a funcionalidade e efetividade dos dispositivos instalados.

PROJETO E INSTALAÇÃO DE LINHAS DE VIDA PARA TRABALHOS EM ALTURA (NR35);

Linha de vida é um conjunto de elementos interligados ao sistema de ancoragem, sendo considerado um equipamento indispensável para a segurança de quem trabalha em altura. A Foco Engenharia oferece mão-de-obra especializada para instalação e montagem da linha de vida, atendendo a necessidade de acordo com cada local e cliente, respeitando assim a NBR-18 e NBR-35.

PROJETOS PARA ESPAÇOS CONFINADOS EM CONFORMIDADE PELA NR33;

O objetivo de um projeto para espaços confinados consiste em fornecer ao cliente subsídio capaz de identificar, monitorar, minimizar e mitigar os perigos e riscos provenientes das atividades desempenhadas pelos funcionários e/ou subcontratados em espaços confinados nas dependências da empresa, atendendo a Norma Regulamentadora número 33 (NR33) – Segurança e Saúde nos Trabalhos e Espaços Confinados, da Portaria 3214/78 da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PMOC.

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é requisitado para proprietários, locatários e propostos, responsáveis por edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes climatizados artificialmente. Trata-se de um plano exigido por lei que busca garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde das pessoas. A Foco Engenharia trabalha com a criação, implantação e execução do PMOC, seguindo todas as normas da legislação e com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por engenheiro. Efetuamos o contrato anual e customizamos o Plano de Manutenção, Operação e Controle conforme a necessidade de cada cliente e o tipo de equipamento.

LAUDOS

o LAUDO PARA ESCADAS PRESSURIZADAS (IT 13/2018);

O laudo de pressurização de escadas é de extrema importância no sistema de segurança em edificações. Através dele é possível atestar que as escadas das saídas de emergência e saídas de incêndio estão em conformidade com as normas estabelecidas por lei. Um sistema de pressurização de escadas operando corretamente garante que em um caso de incêndio as saídas para evacuação estarão livres de fumaça, garantindo segurança e maior efetividade no combate ao fogo.

o LAUDO DE INSPEÇÃO EM TUBULAÇÃO DE REDE DE HIDRANTES NBR 13714;

O objetivo desse relatório técnico é verificar se a espessura da tubulação do sistema de combate a incêndio está em condições normais de operação. Além disso, o laudo avalia se suas medições encontram–se dentro das espessuras recomendadas pelas normativas vigentes, garantindo as condições mínimas das medidas de controle e sistemas preventivos.

o LAUDO PORTA PALETES (NBR 15524);

O laudo Porta Paletes é desenvolvido por um técnico profissional. Seu objetivo é avaliar o armazenador e conferir se o mesmo se encontra adequado às normas brasileiras de segurança, evitando acidentes com as pessoas que transitam e trabalham no local. Além disso, essa inspeção também tem como objetivo manter os produtos longe de intempéries.

o LAUDO DE CONFORMIDADE DE ESPAÇOS CONFINADOS (NR33);
A realização do Laudo de Conformidade de espaços confinados é feita através de profissionais experientes e habilitados que seguem as leis e normas de segurança vigentes. Ele tem como objetivo atestar através da inspeção in loco se o local de trabalho se enquadra como espaço confinado.

o LAUDO DE CONFORMIDADE PARA TRABALHOS EM ALTURA (NR35);
Este laudo é realizado com o objetivo de analisar as linhas de vida e pontos de ancoragem instalados em uma estrutura, avaliando as condições ambientais do trabalho em altura. A NR35 é a norma que regulamenta os requisitos de proteção para esta modalidade de trabalho, envolvendo a organização, o planejamento e a execução, garantindo a segurança e a saúde de cada trabalhador que exerce atividade em alturas acima de 2m (dois metros) onde haja risco de queda.

o TESTE DE ARRANCAMENTO ESTÁTICO (LAUDO TÉCNICO DE ANCORAGEM CONFORME NR35).
O teste de arrancamento é feito com macaco e manômetro aferido em laboratório anualmente, testamos todos os pontos para garantir que todos os elementos de fixação e ancoragens estejam funcionando corretamente. Os dados colhidos no teste de arrancamento realizado pela Foco Engenharia são registrados e apresentados em laudo técnico fotográfico com ART (assinatura de responsabilidade técnica) emitida pelos nossos engenheiros.