projeto-spda

O SPDA, ou mais conhecido como para-raios, é uma conjunto de equipamentos instalados no ponto mais alto de prédios, empresas e industrias, que por meio de condutores, são conectados à terra, dissipando e direcionando as descargas elétricas ocasionada por raios, assim protegendo toda a estrutura e também as pessoas que interagem dentro dela.

O Brasil é o país que mais sofre com a queda de raios, e na região sudeste está o maior índice de mortes, por isso é importante uma elaboração confiável do projeto do SPDA para máxima segurança do local.

Pensando nisso, a FOCO ENGENHARIA & INSTALAÇÃO, possui uma equipe técnica experiente, que após uma análise em campo da parte elétrica da estrutura, é capaz de elaborar projetos eficientes e confiáveis, todos em conformidade as normas vigentes pela ABNT.

Existem dois tipos de projetos SPDA que podem ser implementados, são eles:

Sistema de Franklin: composto por um captador com 4 pontas, montado sobre um mastro cuja altura deve ser calculada conforme as dimensões da estrutura, podendo se colocar um ou mais captores para uma proteção mais abrangente.

Sistema de Gaiola de Faraday: possui diversos receptores colocados de modo a envolver o topo da estrutura. Consiste em uma malha de captação, formando módulos retangulares, sempre utilizando cabo de cobre nu passando por suportes isoladores. É o mais utilizado para proteção de casas e galpões, cujas dimensões dificultam ou impedem a instalação do sistema tipo Franklin.

Além disso, realizamos manutenção e avaliação de instalações existentes através de relatórios técnicos e medições de instalações de SPDA. Por isso é importante que o projeto e instalação seja feito pela mesma empresa, o que evita a necessidade de retrabalhos por erro de instalação, facilita o equilíbrio técnico da proposta, e, consequentemente, reduz o custo da implementação.

Além da elaboração do projeto realizamos a manutenção e emissão do laudo, entre em contato e enviaremos um orçamento de nosso serviço completo.